Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

18 de set. de 2014

Pintura com Aspecto Rústico

Há vários materiais que conferem às construções um aspecto rústico, como por exemplo pedra, tijolo à vista, madeira e a própria pintura. Esta última é geralmente o acabamento mais indicado para reformas sem muito "quebra-quebra", mas estamos tão acostumados às tintas convencionais que muitas vezes nem pensamos que pode haver outras possibilidades. A seguir iremos explicar algumas delas:


1.  Tinta

  • Características: as tintas mais indicadas para paredes externas são as tintas acrílicas de categoria Premium. Dentro dessa categoria e das super premium há ainda aquelas formuladas especialmente para o combate de um determinado obstáculo, como mofo, sol e chuva e sujeira.
  • Tipos de Acabamento: o semi-brilho é mais resistente, mas realça as imperfeições, enquanto a fosca disfarça melhor os defeitos, mas tem menor resistência à ação do sol e da chuva.
  • Preparação: a parede deve estar limpa, seca e em bom estado, sem gordura, mofo, infiltrações, rachaduras e partes soltas. É preciso corrigir esses problemas antes da pintura. Recomenda-se lavar as paredes externas com uma mistura de água sanitária e água limpa (proporção de 1:1) e em seguida, jateá-la com máquina de lavagem pressurizada. Pode-se repetir a operação uma ou duas vezes, dependendo da quantidade de material orgânico depositado e de material mal aderido (pintura degradada ou sucessivas caiações). Após essa lavagem é recomendado aplicar fundo preparador para paredes e massa acrílica antes da tinta escolhida para pintura. 
  • Observação: Não se recomenda diluir a tinta sem que isso esteja especificado no produto, pois, ao contrário do que se pensa, rende menos por exigir novas demãos. Geralmente é necessário passar duas demãos. Para cores escuras, pode ser usado fundo, que é uma tinta preparatória, para selar a parede, que pode ser pigmentado para ajudar a cobrir. O custo deste material é inferior ao da tinta.



2.  Textura envelhecida, de estilo Toscano

  • Características: a textura pode ser um recurso para disfarçar defeitos e contribuir com o aspecto estético da residência. Trata-se de uma superfície com relevos e, portanto, de fácil retenção de substâncias orgânicas (fungos, bolor, mofo e algas) e sujeira. Em locais úmidos, gera mais manutenção.
  • Preparação: recomenda-se trabalhar primeiro no reboco da construção, com massa de cimento, cal e areia para criar uma textura mais natural antes de iniciar a aplicação da cor desejada pelo proprietário. Antes de receber a tinta acrílica, se prepara o reboco com uma demão de selador branco como fundo. Após pintar duas camadas da cor desejada, o efeito antigo é obtido com a aplicação de gel e esponja. O gel tem a tonalidade mais escura do que a cor escolhida e o excesso tem que ser retirado com uma esponja. Também é possível utilizar tintas com texturas prontas para fachada, apesar de não ficar muito natural.


3.  Caiação

  • Características: é um tipo de pintura natural que produz um efeito manchado e rústico nas paredes (não fica lisa como a pintura com tinta convencional). É inseticida, absorve a umidade, econômica e fácil de executar. No entanto, a durabilidade é pequena e indicada principalmente se o proprietário gosta de mudar com frequência as cores da casa.
  • Preparação: A pintura caiada só pode ser aplicada em superfície que não esteja pintada com outros tipos de tinta. A mistura necessária é de 1kg de cal industrializada com 3 litros de água. Deve ser aplicada no sentido horizontal, utilizando-se uma broxa. Para cada 10 litros de uma mistura de cal com água, adicione um litro de cola branca, um copo de óleo de linhaça, ½ copo de sal de cozinha e pigmento. O pigmento pode ser óxido de ferro, e a cor e a quantidade vão depender da tonalidade desejada.


4.  Terracal
  • Características: é uma textura (massa) de base acrílica da marca Terracor, criada com a finalidade de produzir o efeito visual de caiação, porém com as vantagens de uma pintura acrílica como: durabilidade, proteção e aderência. Não apresenta as inconveniências da cal como desbotamento, esfarelação e dificuldade de preparo.
  • Preparação: A superfície deve estar limpa, seca, sem poeira ou partículas soltas, gordura, graxa ou fungos. Superfícies brilhantes devem ser lixadas até a eliminação total do brilho. Em outras situações, aplicar o primer adequado. Tempo de secagem ao toque: 60 minutos; nova demão: 4 horas; total: 7 dias.



Fonte: Revista Pense Imóveis, Casa e Jardim, Terracor

Nenhum comentário: