Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

9 de abr. de 2013

A Casa Voadora

A casa voadora de "UP".
(Fonte: www.pristina.org )

Depois das experimentações - não muito arquitetônicas - com a casa voadora de balões inspirada no filme "UP", eis que surge algo um pouco mais conceitual e contemporâneo. O pontapé inicial foi dado através de um concurso da Flat Lot Competition, cujo escopo era uma instalação temporária para ocupar de maneira criativa um estacionamento vazio no centro de Flint, Michigan. O ganhador foi o escritório londrino Two Islands, que projetou um pavilhão “flutuante" denominado Mark’s House.

Perspectiva geral externa do projeto

O conceito do pavilhão é que ele seja a representação abstrata de uma habitação no estilo arquitetônico Tudor, tradicional da Inglaterra. A estrutura que sustenta a construção que representa volumetricamente esta casa, assim como a própria, é revestida com painéis de material reflexivo, o que nos dá a sensação de que a construção está pairando no ar.

Imagem interna, simulando o local sendo usado num dia de festa.

O curioso é que, segundo os arquitetos, a inspiração está na história fictícia de um residente chamado Mark Hamilton, que perdeu sua casa por causa da hipoteca. Sendo assim, este pavilhão funciona como ”uma metáfora tanto para o que a cidade perdeu, como também para a sua constante revitalização.”

Perspectiva simulando os jatos de água em dias de calor 

Quanto à funcionalidade, o ambiente inferior funcionará como um local de eventos. Já o grande volume superior servirá para armazenar 5.600L de água, liberada em forma de spray refrescante para os dias muito quentes. A construção está prevista para junho deste ano.

Fonte: Idea Fixa, Flint Public Art Project. Agradecimento especial à Rodrigo Queiroz, pela indicação do post.

Nenhum comentário: