Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

12 de abr. de 2012

DIY - Engradados

(Fonte: www.curbly.com)

Hoje vou iniciar uma série de posts chamados "DIY", uma tendência muito forte hoje, tanto nas redes sociais como em produtos que apoiam a prática. DIY são as iniciais em inglês de "Do It Yourself", ou seja, Faça você mesmo. Vejo o DIY como um braço da tendência da personalização, um fruto da vontade que as pessoas têm em possuir coisas únicas. Além disso, muito do DIY acaba sendo uma reciclagem, uma forma de repensar diferentes usos para materiais ou aproveitar o que está ocioso.

Com poucas ferramentas e pés de madeira, o engradado virou
 uma mesinha de canto.

E o exemplo que escolhi para o primeiro DIY do blog foi retirado propositalmente de uma matéria publicada hoje no site da Revista brasileira TPM, um veículo conceitualmente voltado à mulheres jovens e antenadas. Prova de que a tendência já está sendo consolidada e explorada.  

Juntando várias caixas com as mesmas dimensões você pode fazer uma estante como essa, que tem até base de madeira com rodinhas. Para que as caixas não deslizem, use elásticos extensores ou fitas elásticas. Assim fica fácil desmontá-la quando for preciso.

O tema de hoje será os Engradados de Plástico. Tão versáteis como os caixotes de madeira, cujo uso já considero meio saturado no DIY, os engradados podem se transformar em móveis até mais originais, principalmente pelo uso das suas cores e textura plástica.

Se você quer transformar seu engradado em cadeira, essa imagem com criações
 do designer israelense Naty Moskovich mostra que também é possível.

Essas caixas podem ser encontradas em mercados e feiras livres, ou mesmo em feiras de antiguidades. Por não estarem tão famosas quanto as feitas de madeira, fica mais fácil negociar um bom preço. Confira outros exemplos criativos.

Luminária feita de engradados quadrados, com a ousadia de serem
misturadas com um lustre clássico.

Engradado + Tubos de PVC = Mini Adega

Este é um dos meus favoritos, pois acho que o material tem tudo
a ver com o clima tropical de móveis externos.

Para um festa em casa ou ao ar livre, o caixote vira um banco.

O designer brasileiro Maurício Arruda ganhou prêmios e
visibilidade com esta peça.

Outra sugestão é criar uma base para os engradados e
 transformá-los em um aparador como este

E pra finalizar, um dos meu preferidos: os caixotes que viraram base de cama box. Detalhe para a parede pintada, que fica como a dica do próximo post.
 Até logo!


Fonte: Revista TPM

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da parede! heheheh, a cama ficou bacana tbm! ótimo post ;)