Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

6 de jul. de 2011

A Casa Ecológica: algumas recomendações

(Fonte: Revista Casa e Jardim)

Sempre senti falta de um guia mais resumido sobre Construções Sustentáveis, algo como um checklist de projeto. Esta semana encontrei algo muito interessante em um livro chamado "25 casas ecológicas". A edição é bem completa, mas possui também recomendações simplificadas de como projetar uma casa ecológica. Seguem as dicas, seguindo uma ordem de consideração na hora do projeto:  
  1. Integração ao território. Isso significa começar o projeto estudando as particularidades do terreno e região, tendo em vista a topografia, vistas, características climáticas, recursos naturais próximos, incidência do sol, entre outras coisas. A finalidade é adaptar o edifício ao sítio.
  2. Controle do ciclo de água. Promover a economia de água pela residência através de instalações adequadas e reaproveitamento. Isso inclui a permissão de áreas permeáveis no terreno.
  3. Escolha sensata dos materiais. Dar preferência a materiais renováveis (madeira), reciclados, recicláveis ou aqueles que necessitam de pouca energia para a sua produção.  Pode-se incluir também a escolha por materiais locais para limitar o transporte, fonte de contaminação, etc.
  4. Reduzir a quantidade de resíduos e controlar a sua eliminação.  Obtida basicamente através de modulação construtiva,  prefabricação e correto dimensionamento para evitar desperdício.
  5. Controle das necessidades energéticas para o conforto térmico (calefação, água quente e refrigeração).  Esta recomendação é das mais importantes e inclui decisões de projeto, tais como forma do edifício, dimensão de aberturas, isolamento adequado, e também investimento em equipamentos, como eletrodomésticos econômicos e placas solares.
  6. Controle das necessidades energéticas para o conforto visual (iluminação natural e artificial). Novamente envolverá concepções projetuais e especificação de materiais, tais como orientação das aberturas, características de vidros e tipo de luminárias e lâmpadas.

(Fonte: Archdaily)

Para quem quiser mais dicas indico o blog  Architetando Verdeda arquiteta brasiliense e ex-colega Ione Nogoceck.

Fonte: GAUZIN-MÜLLER, Dominique, 25 casas ecológicas, Barcelona: Gustavo Gilli, 2006. (tradução livre)

Nenhum comentário: