Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

14 de mai. de 2011

Uso inovador dos containers

Loja da Puma
 (Fonte: www.archidaily.com)

Os containers, aquelas caixas de aço usadas para transportar cargas nos navios, não são novidade na arquitetura.  Eles já têm sido utilizados como abrigo em situações de emergência, stands de exposição, eventos ou escritório nos canteiros de obra. O material possui várias vantagens, tal como resistência, facilidade de transporte, modulação, larga disponibilidade e baixo custo.

Edícula Sustentável
(Fonte: Revista Casa Vogue)

No entanto, não vemos facilmente o container sendo utilizado na arquitetura residencial e comercial. Por ser de metal, ele foi visto por muito tempo como inviável, pois é ótimo condutor de calor. Além disso, a mão de obra para o seu manuseio é especializada e a modulação não favorece a implantação em terrenos com topografia irregular. 

Stand de Carros - Studio Gulherme Torres
(Fonte:coolboom.net)

Muitos arquitetos vêm tentando mudar este paradigma e buscam soluções para adaptar o container para outros usos. Ele já começa a ser visto como um elemento do eco-design, devido a seu fácil reaproveitamento. E para provar que isso pode ser tendência, o assunto agora é tema de uma exposição-concurso em Duesseldorf, Alemanha, a qual teve a participação de vários escritórios renomados, como o MRDV. Separei alguns projetos inspiradores:

Selfcontained - Instalação artística de Michael Johansson
(Fonte: www.nrw-forum.de)

Abrigo do Futuro, de Sean Godsell
(Fonte: www.nrw-forum.de)

Ponte provisória, de Luc Deleu
(Fonte: www.nrw-forum.de)

Casa de Veraneio, de Jure Cotnik
(Fonte: www.nrw-forum.de)

Pavilhão de exposições, de Luc Deleu
(Fonte: www.nrw-forum.de)

Ecohouse, de Jason Welty
(Fonte: www.nrw-forum.de)

Pra quem tiver mais curiosidade e interesse sobre o assunto, segue o site da exposição, que contém mais detalhes dos projetos e deste tipo de arquitetura: http://www.nrw-forum.de/container_architecture.


2 comentários:

PX disse...

eu visitei em Zurich a loja da Freitag que faz um uso bastante interessante dos conteiners! Os irmãos Freitag (sexta-feira) começaram a produzir bolsas em lona de caminhão para uso próprio. Acabou fazendo sucesso e hoje são artigos de luxo lá na europa, principalmente na suiça... e são caríssimas...

(http://www.mimoa.eu/projects/Switzerland/Zurich/Freitag%20Flagship%20Store)

Equipe Cosmopolita Arquitetura disse...

Super legal PX, me parece que o ligar virou quase um marco, pela altura e distância das outras edificações.