Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

14 de mai. de 2011

Rua Riachuelo – Curitiba

 (Fonte: arquivo pessoal)

A Rua Riachuelo sempre me despertou muita curiosidade e simpatia.  Apesar da sua conhecida degradação, eu sempre vi ali muito potencial arquitetônico e cultural, já que o local foi por muitos anos a rua comercial mais importante da cidade.

Felizmente, o IPPUC finalizou a revitalização da Riachuelo no ano passado e agora está muito mais agradável e seguro passear pelas novas calçadas bem iluminadas, com floreiras e sinalização. Além disso, foram recuperadas e pintadas as fachadas em 90% dos imóveis.  
       
Mas o motivo de eu estar escrevendo sobre a Rua Riachuelo é devido ao seu intenso comércio de móveis usados.  O SEBRAE atuou junto com os comerciantes orientando-os para revitalizar também o interior as suas lojas, tornando-as atraentes para um público novo: pessoas que poderiam comprar peças novas, mas que buscam nas peças usadas um valor mais simbólico, uma autenticidade que hoje a intensa produção industrial não consegue proporcionar facilmente. É a tendência retrô ou timelines, que representa um resgate dos valores de outras épocas.  

Apesar da ajuda, o interior das lojas ainda está muito caótico, e a maioria dos móveis necessita de restauração. Eis alguns achados de lá:

Móvel com rádio, caixa de som e toca-discos. Ficaria lindo como aparador!
(Montagem do arquivo pessoal)

Penteadeira
(Fonte: arquivo pessoal)
 

Móvel com rádio e caixa de som
(Montagem do arquivo pessoal)

Composição de móveis bacanas, sinais da tal intervenção do SEBRAE.
(Fonte: arquivo pessoal)



Cadeira de balanço com sistema em mola, uma raridade.
(Fonte: arquivo pessoal)


Geladeiras restauradas, em média R$ 1.200,00
(Montagem do arquivo pessoal)

* Colaboração no post de hoje: Felipe Sell Jansen.

Nenhum comentário: